Retirada de tanques com ácido e pesticidas do rio Tocantins pode demorar até 1 mês, diz IBAMA

Tanques com ácido sulfúrico e pesticidas agrícolas que caíram no rio Tocantins poderão ficar submersos por 15 ou até 30 dias. Diante dessa situação, ainda há risco de vazamento dos elementos na água, porém o monitoramento feito diariamente tem constatado que, até o momento, não há indícios de algum tipo de contaminação relevante.

A informação foi divulgada durante uma sala de reunião de crise, nesta quinta-feira (26), que teve a presença de representantes do IBAMA, da Agência Nacional de Águas (ANA), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), dentre outros órgãos federais e estaduais.

“É importante a gente manter o monitoramento e a cautela enquanto esse material estiver lá. Se ele [tanque] se romper ainda existe algum risco, que é pequeno, mas controlado. É preciso a gente atuar para eliminar totalmente o risco. (…) Se houver algum indício de vazamento, deve ser interrompido imediatamente o abastecimento de água”, afirmou Alan Vaz Lopes, superintendente Adjunto de Operações e Eventos Críticos da Agência Nacional de Águas (ANA).

A reunião acontece após o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que faz a ligação entre as cidades de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), na tarde do último domingo (22). Oito pessoas morreram e nove seguem desaparecidas.

Imagens divulgadas pela Marinha do Brasil mostraram parte da carga dos caminhões que transportavam 76 toneladas de ácido sulfúrico e 22 mil litros de defensivos agrícolas. O vídeo [veja acima] foi gravado por mergulhadores que trabalham no resgate das vítimas que ainda estão desaparecidas.

carga ficou intacta e o risco de vazamento e contaminação ambiental é mínimode acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Maranhão (Sema). Porém, o risco só será totalmente eliminado após a retirada dos tanques do rio, o que deve demorar por causa da dificuldade na operação e outros fatores, como o resgate dos desaparecidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • O que está procurando?