Golpe do “Falso Pagamento” com Pix cresce no fim do ano e acende alerta

Com a proximidade das festas de fim de ano, o aumento nas compras em lojas físicas e virtuais também traz um risco maior de golpes financeiros. Um dos mais recorrentes neste período é o chamado golpe do “Falso Pagamento”, que utiliza o Pix para enganar consumidores e comerciantes. Diante da situação, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) reforça orientações para evitar prejuízos e explica como os criminosos agem.

De acordo com o delegado Filipe Lago, do 4º Distrito Integrado de Polícia (DIP), o golpe pode atingir diferentes perfis de vítimas, desde pessoas que realizam vendas esporádicas em plataformas digitais até lojistas experientes. Em geral, os criminosos enviam comprovantes falsos de pagamento ou de agendamento de Pix, levando a vítima a acreditar que o valor já foi transferido.

“Esse golpe pode ocorrer contra pessoas que estão em suas casas e não têm o hábito de trabalhar com vendas, bem como contra lojistas, que acabam sendo enganados por meio do envio de comprovantes falsos ou de comprovantes de agendamento de Pix”, explica o delegado. Em algumas situações, os estelionatários ainda encaminham e-mails falsos, simulando mensagens de instituições bancárias, informando que o pagamento foi realizado, o que não corresponde à realidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • O que está procurando?