1º lançamento do Brasil de foguete comercial é adiado para dezembro

A Força Aérea Brasileira (FAB) e a empresa sul-coreana Innospace anunciaram o adiamento do primeiro lançamento de um foguete comercial a partir do território nacional. O lançamento do foguete sul coreano HANBIT-Nano, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, aconteceria neste sábado (22), mas foi adiado para o dia 17 de dezembro.

 

Segundo a FAB, a mudança foi motivada pela necessidade de aprimorar o processamento dos sinais coletados do veículo, usados para avaliar seu desempenho durante o voo. Os ensaios realizados indicaram a necessidade de ajustes adicionais nos sistemas de aviônica, etapa considerada comum em missões inaugurais.

Nos últimos dias, a Innospace realizou um ensaio geral na plataforma de Alcântara, simulando todas as etapas da operação: deslocamento do veículo, preparativos, verificação da sequência de lançamento e retorno da plataforma. Os testes dos sistemas de pressão, elétrica, controle e integração foram concluídos.

“O CLA permanece totalmente operacional. A extensão do período foi uma decisão conjunta e responsável, baseada nas avaliações técnicas da Innospace a partir de dados fornecidos pelo Centro, e que demanda tempo adicional para assegurar que cada sistema esteja plenamente qualificado”, afirma o Diretor do CLA, Coronel Aviador Clóvis Martins de Souza.

A Operação Spaceward é coordenada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) da FAB, em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). O projeto marca a entrada do Brasil no mercado global de lançamentos espaciais.

Selecionada em edital público da AEB em 2020, a Innospace assinou contrato com o Comando da Aeronáutica em 2022 para operar no CLA. O foguete HANBIT-Nano levará cinco satélites e três experimentos desenvolvidos por instituições e empresas do Brasil e da Índia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • O que está procurando?