Justiça do MA condena município de Buriticupu a adotar medidas para conter voçorocas que já engoliram casas e causaram morte de moradores

A Justiça do Maranhão determinou, na última segunda-feira (3), que o município de Buriticupu adote providências para a contenção dos processos de erosão (voçorocas) em diversos pontos da cidade.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Maranhão no WhatsApp

 

A sentença foi assinada pelo juiz Flávio Gurgel Pinheiro, da 1ª Vara da Comarca, atendendo a um pedido do Ministério Público do Maranhão (MP-MA), formulado em Ação Civil Pública, ajuizada em 2022.

O autor da ação é o promotor de justiça José Frazão Menezes, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Buriticupu.

 

“O município de Buriticupu ainda não solucionou o problema de forma plenamente eficaz mesmo diante de reiteradas notificações do Ministério Público e dos compromissos assumidos em sede de conciliação, o que justifica a necessidade de uma decisão judicial impositiva”, justificou, na sentença, o juiz.

Consta na decisão judicial que o município deve:

* delimitar e isolar, no prazo de 30 dias, com sinalização adequada, todas as áreas com risco de desabamento e movimentos de massa decorrentes das voçorocas;

Atualizar, no prazo de 30 dias, o cadastro de todas as famílias residentes nas proximidades das áreas afetadas, providenciando aluguel social para aquelas expostas a risco iminente.

Apresentar, no prazo de 120 dias, um plano detalhado para execução de obras de contenção das voçorocas, com cronograma físico-financeiro;

Implementar, em 180 dias, as medidas para mitigação dos impactos ambientais;recuperar, ambientalmente, as áreas degradadas no prazo máximo de quatro anos.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • O que está procurando?